CANTINHO MÁGICO

domingo, 20 de maio de 2007

Fadas são elementais do ar que tem a função proteger as flores. O Termo fada se originou do Latim "Fata", plural de "Fatum", que significa destino, isso de deve ao fato das fadas governarem o destino. São alegres, ativas e temperamentais. Fisicamente leves e pequenas, quando voam irradiam um brilho luminoso de pura energia. Sua presença foi primitivamente dada como ocorrentes nos bosques, nas encruzilhadas, nas fontes e nas margens das florestas, denunciando esse fato a sua procedência pagã. De foto, na mitologia grego-roman são encontrado seres correspondentes, como as náiades, habitantes de fontes e mares.Mais tarde, já na Idade Média e épocas posteriores, esses seres fantásticos se apresentavam, principalmente na Europa, mais ou menos cristianizados, dai ter mais relevo a sua ação benéfica ou maléfica, e a sua invocação para uma possível proteção. Os termos aparecem então nos escritores, quer em simples citações, quer em invocações.
As fadas tomam assim em seu aspecto exterior, nunces dos vestuários de santos e anjos. São pintadas sempre como seres de expressão bondosa. Por vezes aparecem em dimensão humana, atribuindo-se as fadas uma grande habilidade de tecer e fiar.
A expressão "mãos de fada" teve origem nesse fato. Também o uso frequente do termo no plural, se deve a tradição de que as fadas só andavam em grupo de três. Eram também conhecidas como dominae fatales, "senhoras fatais".
Várias outras crenças se originaram da ação das fadas e duendes. Muitos creditavam que ao nascer uma criança, as fadas tivessem papel prepoderante na determinação de seu destino.
Dai o vocabulário latino fata, pliral de fatumn (destino) ser a referência etimológica.
Na arte dramática o termo feérico (do francês féerie, de feé, fada) teve origem na crença da ação das fadas nas cenas dos grandes espetáculos, antigamente representados pelos feitos destes seres fantásticos, tais como feiticeiras, mágicos, fadas, duendes, gnomos, silfos. Neste caso, o movimento cênico aparece como algo de fantástico e irreal.O reino das fadas é governado pela rainha Titania e pelo rei Oberon. Os melhores lugares para entrar em contato com estes seres são à beira do mar, ilhas, lugares iluminados de bosques e matos. O melhores horários são às 12:00, 24:00, ao amanhecer, quando tem lua cheia ou lua nova e noites iluminadas pelas estrelas.

Nenhum comentário:

www.borboletaprateada.blogspot.com

Arquivo do blog